Brook Preloader

[PATROCINADORA MOSTRA BID BRASIL] CEMADEN inaugura radar construído pela IACIT

[PATROCINADORA MOSTRA BID BRASIL] CEMADEN inaugura radar construído pela IACIT

O Radar Meteorológico RMT 0200, fabricado pela IACIT, foi inaugurado nesta quinta-feira em comemoração aos 10 anos do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), unidade de pesquisa do MCTI, em São José dos Campos (SP).

O Radar está instalado em uma área doada pela Prefeitura de São José dos Campos para a sede definitiva do Cemaden/MCTI.

“Esta inauguração é um marco na história da IACIT e uma grande contribuição para a autonomia tecnológica do Brasil na área de radares. O RMT 0200 é o primeiro radar banda S de dupla polarização em estado sólido fabricado no Brasil, desenvolvido com a mais avançada tecnologia, que poucos países dominam”, afirma Luiz Teixeira, presidente da empresa.

O radar fabricado pela IACIT é capaz de identificar a formação, quantificar e classificar a intensidade de fenômenos meteorológicos em uma área de 400 quilômetros de raio, fornecendo ao Cemaden/MCTI dados precisos sobre o volume, a localização e a hora da ocorrência desses eventos. As informações geradas pelo radar meteorológico da IACIT permitem que o Cemaden/MCTI aumente sua capacidade de emissão de alertas e prevenção de desastres, como deslizamento de encostas, inundações e alagamentos, por exemplo. Os alertas antecipados são enviados para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e aos municípios, para que possam adotar medidas de proteção à vida.