19/08/2024 18:01
Na ocasião, também foram entregues os documentos técnicos referentes ao segundo contrato celebrado dentro do Projeto de Fomento à Inovação na Indústria Brasileira
O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP), assinou, nessa terça-feira (13/08), o contrato de transferência de tecnologia com a empresa Indústria de Material Bélico do Brasil, a IMBEL. Na ocasião, também foram entregues os documentos técnicos referentes às tecnologias transferidas, sendo este o segundo contrato celebrado dentro do Projeto de Fomento à Inovação na Indústria Brasileira por meio da Transferência de Tecnologias de Defesa do IAE. Este projeto foi aprovado em 2023 e disponibiliza diversas tecnologias de defesa desenvolvidas pelo IAE para transferência à indústria.
A IMBEL é uma das empresas que manifestou interesse em absorver algumas das tecnologias disponibilizadas. Com isso, foi elaborado o processo para estabelecer o contrato entre o Instituto e a indústria, de modo a possibilitar a transferência dentro do Projeto. Caso a IMBEL comercialize os itens de defesa com outros países, haverá recolhimento de royalties para o Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA).
A assinatura contou com a presença do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; do Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino; do Diretor-Presidente da IMBEL, General de Divisão Ricardo Rodrigues Canhaci; do Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar; do Diretor de Inovação da IMBEL, Coronel Thiers Lobo Ribeiro; do Agente de Controle Interno do IAE, Coronel Intendente Paulo Marinho Falcão; e demais representantes do Instituto e da empresa.
"Esse momento é de extrema importância para o Instituto, no qual materializamos o retorno para a sociedade do que é desenvolvido no IAE, com os recursos públicos. Por meio da transferência desta tecnologia para uma empresa nacional, esperamos fomentar a nossa Base Industrial de Defesa na expectativa de que se concretizem benefícios econômicos e sociais para o país", declarou o Chefe da Coordenação de Gestão da Inovação do IAE, Tenente-Coronel Engenheiro Fernando de Araújo Silva.
Esse é mais um marco na inovação realizado pelo IAE, mostrando que o Instituto, ao concretizar esses processos, cumpre com suas obrigações perante a Lei de Inovação. Desta forma, há fomento na indústria e dissemina o conhecimento já adquirido em suas pesquisas, contribuindo para trazer benefícios econômicos e sociais ao país, com a possibilidade de retorno financeiro para os seus próprios projetos, além de gerar movimento à tríplice hélice, formada pelo Governo, pela Academia e pela Indústria de Defesa.
Fotos: Sargento Frutuoso / IAE
As informações são da Força Aérea Brasileira.