08/08/2024 09:04
A AMAZUL foi reconhecida, por meio da Portaria 140/2024 do Estado-Maior da Armada, como Instituição de Ciência, Tecnologia e de Inovação (ICT) da Marinha. Este importante reconhecimento aproxima a AMAZUL das demais ICTs, fomentando parcerias e novas áreas de atuação no âmbito da Defesa.
A AMAZUL, em sua lei de criação, tem como competência executar atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no setor nuclear, atribuições que se coadunam com a definição legal para o enquadramento da empresa como uma ICT.
Desde 2019, com a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a empresa atua com acordos e convênios de captação, gestão e aplicação de recursos em Inovação e Desenvolvimento Institucional.
Atualmente, o NIT gerencia a carteira de projetos institucionais, composta por diversos convênios propostos pelos setores internos da AMAZUL, que apoiados por Fundações de Apoio, fomentam a inovação e o aprimoramento das capacidades da empresa.
A Lei 10.973/2004 define ICT como o “órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos legalmente constituída sob as leis brasileiras, com sede e foro no País, que inclua em sua missão institucional ou em seu objetivo social ou estatutário a pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico ou o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos”.
A Portaria 140/2024, assinada em 12 de junho de 2024 pelo chefe do EMA, Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, relaciona mais 15 ICTs, além da AMAZUL.
Entre essas instituições estão: Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha; Instituto de Pesquisas da Marinha; Hospital Naval Marcílio Dias/Instituto de Pesquisas Biomédicas; Centro de Análises de Sistemas Navais; Escola de Guerra Naval; Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira; Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo; Centro de Hidrografia da Marinha; Laboratório Farmacêutico da Marinha; Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais; Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro; Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha; Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes; Centro de Projetos de Sistemas Navais; e Odontoclínica Central.
As informações são da Amazul.