Brook Preloader

[EXPOSITORA MOSTRA BID BRASIL] Safran trabalha em nova geração de motores aeronáuticos

[EXPOSITORA MOSTRA BID BRASIL] Safran trabalha em nova geração de motores aeronáuticos

A Safran Eletronics & Defense vem atuando fortemente em pesquisas para desenvolver uma nova geração de motores. A notícia partiu de Olivier Andries, executivo-chefe da empresa. Segundo ele, a base de trabalho é o conceito Propfan, com a qual a empresa trabalha desde 2017.

O Propfan surgiu na década de 1980, que foi adotado pelas companhias aeronáuticas como a tecnologia que iria garantir grande economia de combustível. Com o passar do tempo, as empresas acabaram abandonando o conceito.

Apesar disso, a Safran continuou apostando no Propfan. A diferença entre as concorrentes é que foram adicionadas tecnologias dos motores contemporâneos. O conceito atual tem como base o núcleo do motor M88, que equipa o Dassault Rafale, equipado com rotores contra-rotativos de 4 metros de diâmetro, e uma caixa de engrenagens de redução.

Andries não revelou muitos detalhes do projeto, mas afirmou que um propfan permite um bypass de 30:1, bem mais alta em comparação com os aviões atuais.

O bypass é a diferença entre a quantidade de ar que passa na parte fria do motor (30) e na parte quente (1), e está sendo utilizada ao longo dos anos para permitir uma maior economia de combustível pelos aviões, visto que maior parte da propulsão em motores turbofan é gerada pelo ar frio, que não passa pela queima de combustível no “núcleo quente”.

As informações são do site Mentour Pilot.