Brook Preloader

[EXPOSITORA MOSTRA BID BRASIL] Associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro renova acreditação da NADCAP

[EXPOSITORA MOSTRA BID BRASIL] Associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro renova acreditação da NADCAP

Alltec confirma alto grau de excelência conquistando novamente a certificação internacional

A Alltec, especialista no desenvolvimento de soluções em materiais compostos e associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, conquistou novamente a certificação National Aerospace and Defense Contractors Accreditation Program para ensaio não-destrutivo de ultrassom.

O NADCAP é um programa global de acreditação cooperativa exigido pela indústria aeroespacial, a fim de melhorar a qualidade e reduzir custos de produção, mantendo os níveis de excelência. Grandes clientes da cadeia fornecedora, como Embraer, Boeing e Airbus solicitam o selo para diversos processos.

“Essa é uma certificação exigida por empresas internacionais para que possamos fornecer produtos e serviços para elas. Possui um alto nível de controle e registro de processos e, anualmente, temos recebido o auditor internacional em nossa sede e conseguido manter nossa acreditação no programa, confirmando o alto grau de excelência entregue pela Alltec em toda a sua cadeia”, comemora Ricardo Rodriguez, engenheiro de desenvolvimento da Alltec.

A certificação é tão importante que, desde 2018, o Parque Tecnológico São José dos Campos realiza o Programa de Acreditação NADCAP para aumentar a competitividade das empresas associadas ao Cluster e apoiou a Alltec em todo o processo.

“A renovação da acreditação por parte da Alltec reforça o quanto a empresa está comprometida com a qualidade. Importante destacar que esta conquista foi laureada sem apontamentos de não conformidade, atendendo a todas as normas definidas pelo Performance Review Institute. Este é mais um importante passo para o reconhecimento das nossas associadas e do Cluster no mercado internacional”, ressalta Marcelo Nunes, coordenador do Cluster Aeroespacial Brasileiro.

O Programa

O Cluster Aeroespacial Brasileiro criou, em abril de 2018, o Programa de Acreditação NADCAP para que as empresas associadas possam receber treinamentos, capacitação e orientação para conquistar a acreditação. A primeira fase do programa foi focada em Processos Químicos, NDT, Compósitos e Selagem, considerando apenas o check-list – AC7135/4. Atualmente, está na Fase II, preparando e qualificando os participantes para a commodity Aero Structure Assembly (ASA).

Sobre o NADCAP

Antes da implementação do NADCAP, as empresas aeroespaciais auditavam seus próprios fornecedores de acordo com seus próprios requisitos e processos de verificação de conformidade. Como os processos dos Fornecedores para seus clientes eram semelhantes ou idênticos, os requisitos do cliente eram comparáveis. Para os mais destacados contratantes aeroespaciais, conduzir suas próprias auditorias significava duplicação de esforços, auditorias redundantes, administração desnecessária e, por fim, custos mais altos sem valor agregado.

Em novembro de 1989, uma Conferência entre os Parceiros Industriais e o Governo dos EUA recomendou uma solução de consenso para a duplicação das auditorias do sistema de controle de processos de Fornecedores e, em julho de 1990, o Performance Review Institute foi incorporado para administrar o programa NADCAP.

Sobre a Alltec

Fundada em 1995, a Alltec é líder no fornecimento de soluções de engenharia, peças em materiais compósitos e moldes para os mercados em que atua, por ter uma equipe que proporciona soluções inovadoras, com um ciclo rápido do desenvolvimento do produto até sua produção e por contar com o domínio completo de toda a cadeia produtiva. A empresa possui as certificações ISO 9001:2015 e AS 9100D, além de Acreditação NADCAP para processos aeronáuticos.