Brook Preloader

[APOIADOR MOSTRA BID BRASIL] Ministério das Minas e Energia inaugura parque de energia solar em GO

[APOIADOR MOSTRA BID BRASIL] Ministério das Minas e Energia inaugura parque de energia solar em GO

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, inauguraram no último dia 29/8, um importante parque solar de geração do Centro-Oeste brasileiro. O empreendimento, localizado no estado de Goiás, pertence ao Grupo diRoma e é formado por 26 projetos de geração distribuída localizados no município de Caldas Novas (GO) e soma uma potência instalada de 5,6 MWp, capaz de atende o equivalente a 4.265 famílias.

Com recursos originados da natureza – a radiação solar -, a utilização da fonte solar para geração de energia elétrica é uma forte aliada à preservação do meio ambiente. Em 20 anos, a usina inaugurada hoje evitará que cerca de 12.053 toneladas de CO2 sejam emitidas na atmosfera. Isso equivale à plantação de 956 mil árvores.

“A magnitude do empreendimento demonstra a capacidade do setor hoteleiro dessa importante região turística em investir em infraestrutura, gerar emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento do País”, afirmou o Ministro Bento Albuquerque.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), atualmente existem 3.900 usinas solares, de geração centralizada, em operação em todo o País. Já na Geração Distribuída, o Brasil possui mais de 280 mil usinas, com cerca 3.600 MW de potência instalada. Desse montante, 198 MW referem-se a 12.252 usinas localizadas no estado de Goiás, das quais 43% (5.290) foram conectadas na rede de janeiro a meados de agosto deste ano.