Brook Preloader

Ação contra a Covid-19: Avibras desenvolve equipamentos e realiza doações

Ação contra a Covid-19: Avibras desenvolve equipamentos e realiza doações

Em tempos de Coronavírus, a atuação junto à comunidade se tornou uma necessidade para várias empresas, especialmente para as que integram a Base Industrial de Defesa (BID). A Avibras, associada da ABIMDE, promove uma série de ações desde que a pandemia mundial chegou ao Brasil. A empresa também é um dos patrocinadores da 6ª Mostra BID Brasil, que acontece de 24 a 26 de novembro.

Inicialmente, a Avibras focou suas atenções na atuação interna, ao implantar a licença remunerada aos funcionários. Apenas profissionais de áreas essenciais permanecem trabalhando na empresa, seguindo recomendações das autoridades. No plano externo, a empresa criou uma frente de trabalho totalmente voltada a buscar soluções para minimizar os efeitos da crise.

A Avibras tem colocado seu repertório tecnológico a serviço do combate ao Coronavírus. Em parceria com a Protec, fornecedora de material hospitalar, desenvolveu um Videolaringoscópio. O equipamento, uma adaptação do laringoscópio, tem como função dar maior segurança à equipe médica durante os procedimentos de entubação. Ao incluir uma câmera com iluminação em led e uma tela, permite ao médico examinar a traqueia do paciente a uma distância segura. Toda a visualização é feita por um aplicativo desenvolvido pela Avibras.

Os testes preliminares foram realizados no início de maio, com a participação dos médicos Paulo Scordamaglio e Ascedio Rodrigues, que integram a equipe de broncoscopia e pneumologia do HC (Hospital de Clínicas) de São Paulo. Eles destacaram que, além de evitar a contaminação, o equipamento também auxilia profissionais iniciantes.

A Avibras também vem fabricando máscaras de proteção facial no modelo Face Shield reutilizável e ajustável, uma das principais demandas dos profissionais de saúde durante a pandemia. Os primeiros lotes foram doados para as prefeituras de São José dos Campos e Jacareí, no Vale do Paraíba (SP), e outras cidades devem receber doações em breve.

A empresa doou, no dia 22 de abril, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a Rinem (Rede Integrada de Emergência) do Vale do Paraíba, que encaminhará aos profissionais que atendem as vítimas do novo Coronavírus. Entre as EPIs estão luvas de segurança nitrílica descartáveis e macacões Tyveck com capuz nos mais variados tamanhos.

“Acreditamos no valor da superação e temos a certeza de que tudo isso passará. Juntos somos mais fortes”, afirmou o Diretor-Presidente da Avibras, João Brasil Carvalho Leite.